Buscar

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

360ª Festa do Santíssimo Salvador - Padroeiro de Campos dos Goytacazes


Basílica Menor do Santíssimo Salvador



                                                              
O Bispo de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz, celebrou na manhã desta segunda-feira, dia 06 de agosto, data em que se comemora o aniversário do padroeiro da cidade, São Salvador, uma Missa Solene na Catedral Diocesana em homenagem ao São Salvador e aos 90 anos da Diocese de Campos, completados recentemente. A missa teve a presença da prefeita Rosinha Garotinho e do vice-prefeito Doutor Chicão.

Aconteceu nesta segunda-feira, à partir das 16 horas, a procissão com a imagem do Santíssimo Salvador, com saída da Praça São Salvador e que percorreu a Avenida Alberto Torres, Rua Barão de Miracema, Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), Rua Barão de Cotegipe, retornando à praça para a acolhida e palavra do bispo no palco da Praça Quatro Jornadas.

Basílica Menor do Santíssimo Salvador

Foi a primeira igreja de Campos, mandada construir pelo donatário Salvador Corrêa de Sá e Benevides, em 1652, no local onde hoje esta localizada a Igreja de São Francisco. Foi transferida para o local onde hoje se encontra em 1678. Em 1722 foi substituída por outra mais ampla, mais de acordo com o desenvolvimento da Vila. 
Em 1929, foi elevada à categoria de Catedral, quando então foi demolido o templo para dar lugar à atual matriz, em estilo neo-clássico, obra de Dom Henrique Fernandes Morão, 1º Bispo de Campos e do Monsenhor de Barros Uchôa. Foi inaugurada em 1935, por ocasião do centenário do cidade. Foi elevada a Basílica Menor em 1965 pelo Papa Paulo VI.
Praça do Santíssimo Salvador, s/n - Centro (Texto de Sérgio Viana)