Buscar

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha de Tocos-Campos dos Goytacazes-RJ

Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha, fica situada à Rua Miguel Reinald, nº 182 em Tocos - Campos dos Goytacazes-RJ,  está completando este ano, 100 Anos de fundação. 
Fundada por operários da cidade, a Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha está a um passo de tornar-se Centenária. Sua fundação aconteceu em 1912 e foram seus fundadores: Luiz Pinto de Andrade, Miguel Reinald, Francisco de Paula da Silva e Antero de Souza Nogueira. 
FONTE: Secretaria Municipal de Cultura postado em Junho de 2010.

Histórico da Banda Musical Nossa Senhora da Penha 

A Diretoria organizada da Banda: O Cargo de Presidente era ocupado por meio de eleição válida por dois anos, feita entre os músicos, e um dos primeiros fundadores, foi o eleito presidente o Sr. Luiz Belém, seguido pelo Sr. Batista e também por seu pai. A seguir Manoel Porfírio Soares, o Sr. Manoel dos Santos (eleito por duas vezes).
Na década de 60, sob a presidência do Sr. José Ribeiro Gomes, a banda estava no seu auge com um número elevado de músicos masculinos e femininos, num total de 45 componentes. 

Nesta mesma ocasião, surgiu um subvenção do estado, para tirar o Sr. José Ribeiro Gomes da presidência, devido o mesmo já estar no cargo há mais de dois anos, o tempo estava vencido, pois só era permitido ficar dois anos na presidência. Houveram então reuniões para decidir o que seria feito, e assim foi feita uma eleição, onde toda comunidade, músicos (locais e de outras localidades)  e não músicos, puderam votar. A votação foi apertada, e sendo retirado da presidência da banda, o Sr. José Ribeiro Gomes não quis mais assinar nenhum documento referente a banda, daí deu-se o início a desintegração da banda. Foi então que entrou na presidência da banda o Sr. Manoel Santana Correa. 
Porém alguns músicos já estavam se locomovendo para outras localidades, onde foram chamados, outros se casaram. Os instrumentos foram desaparecendo, todo arquivo foi molhado e destruído pelas chuvas. 
Após dois anos, houve nova eleição e entraram o Sr. Liberato Nunes como presidente e o Sr. Gildo Soares como vice-presidente. Foi onde a Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha passou a ser um Clube de Dança.
A Banda Musical Nossa Senhora da Penha, abrilhantou muitas festas na localidade e regiões vizinhas, antes de chegar ao declínio de abandono, com dívidas de contas de luz, e outras mais, terminando como depósito de bebidas. 

A Banda Musical Nossa Senhora da Penha foi composta por grandes músicos como: Hemilton Gomes de Souza-Tebinho(clarinetista), Jurandir Santana(bombardino), Cláudio dos Santos Moço(saxofonista), Zedilson Monteiro(Pistonista), Sebastião Júlio, Pipiu, Jair Vicente, Duca, Porfírio Correa(saxofonista), Amaro José Ribeiro - filho de D. Mulata(trombonista), Edson - Béque Véio(tamborista), Pirão(pratileiro), e outros mais.

Durante um breve período houve uma versão feminina da banda, composta por: Madalena(pratista e bumbo), Zezé Falcão(clarinetista), Maria Lúcia(tuba), Maria José de Souza Barata-Mariinha de José Pequeno(saxofonista), Escila(pistonista), Valdiceia(trombonista), Eunice Gomes de Souza(trombonista), Maria José Pessanha(saxoplanista), Céia(filha de Maura e Antonio Caboclo),  Amarina(amor),Zemilça, Zenaide e outras mais.

Muitos foram os grandes bailes que a juventude da época pode dançar. Na ocasião do Carnaval, famílias de várias cidades, que já haviam sido moradores de Tócos, vinham trazendo seus filhos e netos para dançar o mais lindo Carnaval da baixada, com suas marchinhas, fantasias, confetes e serpentinas, todos se divertiam numa brincadeira familiar, sem maldades nem violências.

No momento o prédio está sendo restaurado com recursos obtidos pela ex-musicista a Srª  Maria Lúcia, que buscou esses recursos através de pessoas amigas dela. 

Por se trata de patrimônio público, o prédio não pode ser vendido.

Numa área de mais de 300 metros quadrados, há pensamentos de músicos, que se fizesse uma concessão, como se faz com as estradas; com quadro de sócios ou não sócios; a critério da concessionária, para que construísse um Clube de laser, com piscina apropriada para natação e  hidroginástica, terapias para idosos e pessoas com necessidades especiais e muitos outros recursos. Algo que oferecesse a comunidade uma melhor qualidade de vida. É disso que o povo está precisando.

Imagem do Prédio da Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha (antes da restauração)







quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Educação


A localidade de Tocos e redondezas está de luto devido o falecimento no dia de ontem, da professora aposentada, a Srtª Batildes Pacheco Soares, uma das primeiras professoras de Tocos.

Ao ser inaugurada em dezembro de 1952 com o título de “Almirante Barroso”, ocorreu a nomeação da Professora Batildes Pacheco Soares, como diretora da Unidade Escolar.
Foi a primeira diretora nomeada para o Grupo Escolar Almirante Barroso, hoje denominado, Colégio Estadual Almirante Barroso (CEAB).

Batildes Pacheco Soares esteve no cargo de Diretora do CEAB, no período compreendido de 1952 a 1987, portanto, 35 anos de trabalho com total abnegação, dedicando grande parte de sua vida à Educação, a serviço desta Unidade Escolar. 

Hoje, amigos e muitos que foram seus alunos, que já tiveram seus filhos e netos que também passaram por este estabelecimento de ensino, foram dar o seu último adeus a esta que foi um marco na história da educação em nossa localidade, Professora Batildes Pacheco Soares. Eterna Saudade.


Nesta data foi declarado luto em todas as unidades escolares do bairro, tendo sido cancelado o desfile cívico que ocorreria neste dia.


FANFARRA SIMPLES SÊNIOR - CORPORAÇÃO MUSICAL PROF.ª BATILDES PACHECO SOARES

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desfile Cívico em Tócos


O Desfile Cívico da Independência do Brasil – 7 de setembro – será realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e terá como tema “Tecendo a paz e construindo o amanhã”. Os desfiles com as apresentações dos órgãos começaram no sábado, 1º de setembro, em Conselheiro Josino, e terminam no dia 9 de setembro, na praia do Farol de São Tomé.

- A implantação da educação para a paz nas escolas, igrejas, família e demais instituições é capaz de oferecer uma educação que valorize a vida, a gentileza, os vínculos de afeto, a compaixão, a solidariedade e, sobretudo, a tolerância com os diferentes – destaca a secretária Joilza.

CRONOGRAMA DOS DESFILES CÍVICO 2012
                                                    
Data           Dia                  Horário        Local
31/08/12    Sexta-feira       09h             Abertura - SMEC
01/09/12    Sábado             09h             Conselheiro Josino
01/09/12    Sábado             09h             Pq. Guarus
01/09/12    Sábado             15h             Travessão
02/09/12    Domingo           09h             Guarus
04/09/12    Terça-feira        09h             Ururaí
04/09/12    Terça-feira        09h             Santa Cruz
05/09/12    Quarta-feira      09h             Poço Gordo
05/09/12    Quarta-feira      15h             Tocos
06/09/12    Quinta-eira       09h             Santa Maria
06/09/12    Quinta-feira      09h             Morro do Coco
06/09/12    Quinta-feira      14h             Santo Eduardo
07/09/12    Sexta-feira        08h             CEPOP
08/09/12    Sábado              09h             Goitacazes
08/09/12    Sábado              15h             Baixa Grande
09/09/12    Domingo            09h             Farol de São Tomé